Geralmente as notícias que são publicadas a respeito da bolha imobiliária, costumam citar como os corretores fazem propagandas exageradas a respeito do imóvel que desejam vender. Boa parte dessa propaganda de fato acaba iludindo o comprador, tal como promessa de valorização constante do imóvel, prestações baixas (sem levar em conta os ajustes mensais que seguem algum índice), a melhor localização do mundo etc. Isso acaba ajudando também na valorização dos imóveis.
Obviamente o corretor faz isso porquê ele ganha uma certa comissão na venda do imóvel. Essa comissão geralmente costuma variar entre 3% (se for um corretor filiado a uma imobiliária), chegando em média até 6% (no caso de corretores autônomos).
Daí vem a pergunta? O corretor deve mesmo torcer para a alta dos preços dos imóveis? Eu diria que não, e eis a explicação: Quanto mais alto for o preço dos imóveis, em tese, menos pessoas irão comprar, buscando no aluguel uma alternativa à moradia. Isso significa que os corretores terão menos clientes e uma concorrência maior (seus "colegas" de profissão e que vão disputar seus clientes). Menos imóveis para vender significa menos comissão para os corretores.
É claro que num momento de especulação forte, como o que acredito estar acontecendo no setor imobiliário brasileiro de uma forma geral, os corretores não estão preocupados com a sustentabilidade do negócio, e sim com os ganhos atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário